sábado, 21 de agosto de 2021

Você conhece o significado de cada letra da sigla LGBTQIA+?

 Por Amanda Dombrowski

Foto: Vix.com


Cada letra possui um significado e uma história, e para que o respeito e a diversidade recebam o espaço que merecem é necessário cultivar o conhecimento. Acompanhe a nossa matéria e saiba um pouco mais sobre cada letra.


L


O “L” representa a comunidade lésbica, que são mulheres cis ou trans que se sentem atraídas de forma afetiva e/ou sexual por outras mulheres, sendo também cis ou trans.

O termo lésbica surgiu através da poetiza Safo, que escrevia sobre o amor e sexo entre as mulheres, sendo uma refrência quando se trata de relações homoafetivas. Safo também abriu uma escola para mulheres onde falavam sobre arte e poder feminino.

Infelizmente as lésbicas eram relacionadas à perversão e hoje, por meio de muita luta, a comunidade está construindo um espaço de respeito.


G


O “G” de gay representa homens cis ou trans que se sentem atraídos de forma afeitva e/ou sexual por outros homens cis ou trans. Assim como as lésbicas, o termo gay também era associado a coisas ruins. Neste caso era ligado a homens que eram viciados em prazer e diversão.

No século XIX, a palavra gay era utilizada para falar sobre homens ou prostitutas que se relacionavam com muitas mulheres.  Somente em 1930 que o termo passou a receber o significado que tem hoje.


B


Neste caso, a letra “B” representa os bissexuais que são pessoas cis ou trans que se sentem atraídas por mais de um gênero, sendo essa uma atração afetiva e/ou sexual. Ao contrário do preconceito de muitos, a bissexualidade não é uma confusão ou irresponsabilidade, mas sim a sexualidade de tais indivíduos, sendo ela bem definida.


T


O “T” da sigla representa a comunidade transgênero/travesti. Neste caso, o termo não representa uma orientação sexual, mas uma identidade de gênero. Sendo assim, a letra trata de pessoas que não se identificam com o gênero feminino ou masculino.

O termo “trans” vem do latim e significa “além de”. Pessoas dessa comunidade são aquelas que não se identificam com o gênero de nascimento, dessa forma sendo homens trans e mulheres trans.


Q


A letra “Q” representa o “queer”, que antigamente era um termo utilizado para ofender pessoas LGBTQIA+, pois significa “estranho”. O queer é o termo que inclui todos aqueles que não se sentem representados pela heterocisnormatividade, não sendo nem hétero e ne cis. Não estando incluídos áqueles que se identificam com o sexo e também com o gênero em que nasceram.


I


O “I” representa a intersexualidade, que não é uma identidade e nem uma orientação sexual. Neste caso, as pessoas possuem questões biológicas diferentes, onde nascem com uma anatomia reprodutiva e sexual que não corresponde com as “normalizadas” para homens e mulheres. 

Sendo assim, os cromossomos, gônodas, hormônios e órgãos externos e internos dos intersexuais estão variados em diversas condições não sendo possível apresentar uma definição binária do sexo biológico.


A


A letra “A” da sigla representa os assexuais, sendo essa uma orientação sexual, neste caso não existe atração sexual por nenhum gênero, apenas atração afetiva. Os assexuais se envolvem com pessoas em que se sentem atraídas, mas nesse caso não existe nenhum desenvolvimento para a relação sexual.


+


O “+” reúne todas as letras da sigla, que completa fica LGBTT2QQIAAP que representa, respectivamente, lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, 2 Spirits, queer, questionado, intersexuais, assexuais, aliados e pansexuais. Abrindo para toda a comunidade e disposta a incluir aqueles que necessitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Julie San Fierro conta um pouco mais sobre os bastidores do seu visual set, o Bestiário.

Foto: Dezevecki / Edição: Julie San Fierro Por Amanda Dombrowski Bestiário é um Visual Set lançado por Julie San Fierro onde ela abre o seu ...